terça-feira, 9 de julho de 2013

Pião Elétrico, montagem própria




Esse brinquedo, o pião Elétrico, é uma criação minha  de 1987/8 quando tinha 12 anos. Sempre, gostei de desmontar meus brinquedos, criar novos e fazer montagens eletrônicas. Daí o nome deste blog.

Atenção: não tente montar esse brinquedo sem ajuda de um adulto. 

Ontem montei um outro exemplar, usando um motor de um antigo barbeador elétrico que funciona com duas pilhas AA de 1,5 volts. Pode ser qualquer pequeno motor de baixa potência, usado em montagens eletrônicas. Com duas pilhas a rotação pode ficar um pouco rápida demais, neste caso pode se usar uma pilha de 1,5, somente. Usei, um porta pilhas, uma chave On/Off, uma tampa de margarina circular como prato e uma caixinha de papelão. A tampa de margarina e encaixada no próprio eixo do motor, por praticidade porém para ficar melhor poderia ser usado um eixo auxiliar com correia. Também e importante prender o prato no eixo do motor com uma prezilha plastica, ou com fita adesiva para evitar que ele se solte durante a brincadeira. O principio é o mesmo dos pratos de toca-discos e sendo assim não é um brinquedo patenteável. Para um bom acabamento, pode-se inverter a caixa de papelão e usar o lado sem as fotos da embalagem usada, e pinta-la. Nas fotos como esqueci de fazer isso, pintei-as com um editor gráficos para não fazer propaganda. Pode se usar uma caixa de um tamanho rasoável para acomodar as pilhas e a chave on/off.

Para brincar, é só recortar disquinhos de papel sulfite branco, do tamanho do prato (Tampa de margarina circular), encaixar no prato, ligar o brinquedo e usar canetas hidro-gráficas para colorir.  O efeito, como visto nas fotos é o mesmo de um pião de madeira colorido, ou também parecido com os anéis de Saturno. No final da brincadeira costumava votar os discos que ficaram mais bonitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário